Breaking News

Preparação da selecção nacional para o Campeonato Mundial de sub’19 feminino em Basquetebol


Quando faltam três meses para o Campeonato do Mundo de sub’19 feminino, já foi anunciada a pré-selecção nacional tendo em vista a sua estreia na elite do basquetebol mundial.

A prova terá como palco a capital da Tailândia, Bangkok, de 20 à 28 de Julho próximo.Os trabalhos de preparação iniciam no dia vinte e quatro deste mês, na capital do país.Para esta empreitada, o seleccionador nacional, Leonel Manhique chamou 23 jogadoras com destaque para as que actuam no estrangeiro: Carla Budane e Shana Paxixi, no Sport Lisboa e Benfica; Chanaya Pinto, Soraya dos Santos, e Celia Sumbane, da Quinta dos Lombos. Dos Estados Unidos chegam Noemia Massingue, Tylee Manuel, Tyraa Manuel.O Ferroviário de Maputo é o clube que contribui com mais atletas, seis: Djenifer Sigauque, Suze Cipriano, Neid Temporário, Hulda Joaquim, Ester Gomes, Helena Augusto;Do Maxaquene o coach Mabe convocou Beth Brás, Pascua Matola e Angelica Jovo; Neyma Maculuve, Cleide Machava, Leria Mundai actuam na Bela Rosa;A atleta do Ferroviário da Beira e uma das melhores do último campeonato africano, Filipa Calisto, integra a lista dos convocados.Fecham a convocatória Herculina Bila do Costa do Sol e Raida dos Santos, da Politécnica.

Moçambique está no grupo A, a par da Letónia, Canadá e Tailândia. Na abertura do mundial, a 20 de Julho, Moçambique calha justamente com a anfitriã Tailândia. Seguem-se Canadá, a 21 de Julho e a fechar a fase de grupos, a Letónia, no dia 23. Moçambique e Mali são as únicas equipas africanas no mundial. O Mali,campeão africano de sub’18 em femininos, está no grupo B, a par do Malí, China, Bélgica e Argentina; Grupo C: Estados Unidos, Hungria, Coreia, Austrália e no D figuram Colômbia, Japão, Alemanha e Espanha.

Sem comentários