Breaking News

Biografia De TREZ AGAH


Euler João Elias (Nascido em 29 de Abril de 1983 em Manica) também conhecido por Trez Agah (3H) é um rapper moçambicano, conhecido como integrante do grupo Gpro. Como rapper 3H já fez parte de vários grupos de hip-hop B.O.C., Tropas Do Futuro, Track Records, Magnezia e Gpro.

Apaixona-se pelo Hip Hop em 96, isto porque sempre gostou de música e quando criança sofreu influências da música pop cantada em Inglês, em que inicialmente imitava artistas como: os Milli Vanilly, Mc Hamer, Vanila Ice e Michael Jackson.

Um culto que aperfeiçoou os dotes musicais é uma roda de canto com os colegas à hora do recreio, mas todos estes somente dançavam e Trez era o único cantor.

Tendo concluído o ensino primário na Inglaterra, em 1994 volta para Moçambique, cidade de Maputo, onde teve muitos amigos na zona e muitos destes tinham como influência o RAP.

Foi quando em 1996 recebe de presente dum amigo, Félix a.k.a Carbhono, uma cassete do Rapper 2Pac Shakur e foi ali que tudo começou a mudar. Em festas era chamado para imitar as composições de rappers norte-americanos e era muito aclamado.
Algum tempo depois conhece Young Rizla, Chi-Nico e Shot B. Foi dessa aliança que Shot B o incentiva a fazer criações próprias.

Em 1999 conhece o Mastha Bad que fazia dupla com Carbhono, e estes convidam-no a formar o colectivo B.O.C e pouco tempo depois começam a entrar em estúdio.

Devido ao circuito não muito aberto as suas músicas eram somente para serem escutadas em casa ou com amigos.

Ainda em 1999 Trez decide ir a rádio fazer um freestyle para sair do anonimato, mas várias vezes foi rejeitado por locutores porque não fazia parte dos leque de Rappers considerados da velha geração em Moz. Muitas vezes foi banido e desprezado mas sempre lutou para sair do anonimato.

Em 2000 conhece o rapper Denny OG que fazia parte dos Auto Squad, grupo que fazia sucesso na altura. Denny OG vivia na mesma zona que o Trez Agah mas não o conhecia pessoalmente, certo dia pediu para que este dropasse um verso e Trez, como sempre activo, mostrou os seus dotes e deixou o Denny OG de boca aberta, o qual em seguida convidou-o para fazer parte do grupo Tropas do Futuro.

Com o projecto “NOVOS TALENTOS” lançado em 2000 pela GPRO, Trez aproveitou a oportunidade para publicar as rimas e afirmar-se. Depois de algumas actuações foi convidado para fazer parte da Track Records, onde ficou 1 ano.

Ávido de demonstrar o seu talento, Trez decide ao lado dos companheiros da BOC e mais alguns companheiros do grupo Tropas do Futuro formar um colectivo, A Magnézia.

Em 2002 junta-se à GPRO onde teve algumas aparições em shows do Duas e Sem e onde se destacou por ser “O tal” que punha em euforia plateias com seus freestyles bombásticos.

Em 2005 lança pela GPRO os hit-singles “Por Ti”, “Let’s Go” e “Bangalala”. Foi o início da afirmação de Trez no cenário RAP moçambicano como um dos “PESOS PESADOS”, título que foi reforçado em 2007 com o lançamento de 100 barras na música “Eu só peço Volume” do GPRO RADIO PROMO CD.

Em 2008, pela Magnézia faz ao lado dos seus companheiros a Mixtape “We Run Maputo”, onde se destacou a música “Meu Bolso”.

Em 2009 dentro da Magnézia  com Dynomite e Bulldozer forma a 3DB, onde não foi além de duas músicas, “Eu já estou Soft” e "Movimento Hip Hop".

De tanto vai e vem, concentrou-se completamente na GPRO onde em 2010 participa na 2° obra discográfica colectiva, o NA LINHA DA FRENTE.

Participou também do 3º projecto discográfico da GPRO intitulado GPRO FOREVA, tendo se destacado com a música Zona Quente com a participação do Cantor Angolano Dji Tafinha.

Após o lançamento do CD a GPRO entra em Banho Maria e Trez Agah decide explorar a área de entretenimento e participou no maior Reality Show de África BIG BROTHER ÁFRICA, representou Moçambique e foi o 1o Moçambicano que chegou as meias finais e conquistou fãs na Nigéria, Botswana, Malawi, Africa do Sul, Zâmbia, Tanzânia, Quênia, Uganda, Zimbabwe e mais...

Em Dezembro 2018 lançou o seu primeiro trabalho Discográfico a Solo Intitulado HITMAN, trata-se de um E.P que teve a participação especial de nomes já bem conhecidos em Moçambique assim como novos talentos, nomeadamente:
-Denny OG
-Damost
-Twenty Fingers
-Hélder Leonel
-Bander
-Muzaya
-Laquino
-Sura Adrianopoulos
-AZ Mr Khinera
-Dj Asnepas
-Scoco Boy

Na produção:
-G2
-Proofless
-Billy Ray
-Virgo
-Scoco Boy
-Sigah Krazzy
-Polegar Beats

Atualmente encontra-se em estúdio a Gravar o seu 2o CD a solo.

Sem comentários